Você sabe como funciona o Processo Legislativo da Câmara de Vereadores de Caetité?

A Câmara de Vereadores Caetité convida a todos para uma visita, tanto na Sede, como também em nosso website e redes sociais. Com transmissão ao vivo das Sessões, através da Internet e emissora de rádio, oferece-lhes transparência nas atividades desenvolvidas, levando todas informações, de maneira simples, o processo legislativo e o relevante papel exercido pelos Vereadores na organização e bom funcionamento do Município. O Poder Legislativo Municipal é exercido pela Câmara Municipal, composta de 15 (quinze) Vereadores eleitos diretamente pelo povo para um mandato de 04 (quatro) anos. A Câmara tem funções legislativas, fiscalizadoras e de assessoramento ao Executivo (Prefeitura). No entanto, a função legislativa é a principal. Hoje o atual Presidente da Câmara é o vereador João do Povo.

A atribuição comum da Câmara Municipal é a de dispor sobre as Leis Municipais, seja criando leis de iniciativa própria ou analisando e aprovando leis de iniciativa do Executivo ou Popular, legisla sobre todos os assuntos de interesse local e sem a aprovação de tal legislação a Prefeitura, por exemplo, não pode executar obras ou serviços essenciais, tendo em vista a necessidade de aprovação pela Casa do Orçamento Público Anual, portanto, depende da aprovação do Plenário, como também, outras leis: Orçamento Público Municipal; Ordenamento territorial do Município (Plano Diretor); Proteção do patrimônio histórico-cultural; Serviços e obras municipais; Organização da Prefeitura e Servidores (Plano de Carreira); Resíduos sólidos (lixo) – coleta e disposição final; Funcionamento do comércio, serviços industriais, feiras e matadouros; Planos de Políticas Públicas.

Em muitas destas atribuições, a Câmara não tem a iniciativa de fazer a lei – pois a iniciativa é do Prefeito Municipal – mas é a Câmara que aprova ou rejeita o Projeto de Lei e, em determinados casos, pode alterar a proposta vinda do Prefeito Municipal, através de emendas.

O trabalho dos Vereadores é diário, sendo que uma vez por semana, às segundas-feiras, eles se reúnem no prédio da Câmara para votar as leis, prestar contas do que está sendo realizado pelo Legislativo e contar os problemas e conquistas do Município.

Mais adiante falaremos sobre a Organização da Câmara, como funciona a elaboração das leis e atribuições de cada vereador.

Câmara de Vereadores de Caetité
A Casa do Povo!