Pular para conteúdo Pular para barra lateral esquerda Pular para barra lateral direita Pular para rodapé

Câmara discute Reforma da Lei Orgânica do Município  

Nesta quinta-feira (28), a Câmara de Vereadores de Caetité, realizou mais uma reunião técnica com os Vereadores, afim de discutir reforma e atualização da Lei Orgânica do Município. O Advogado Dr. Matheus Souza está à frente da Assessoria Jurídica Especializada que assessora à Comissão Especial. 

Segundo o Advogado, o trabalho vem sendo realizado com diversas reuniões técnicas com os Vereadores e contará também com audiências públicas com representantes de vários setores da sociedade civil organizada, e principalmente com o acompanhamento e sugestões dos munícipes. A previsão é que em setembro esteja concluído todo o trabalho.

Segundo o Presidente da Casa Legislativa, Vereador João Chaves é um momento histórico para o município de Caetité e, sem dúvidas, o maior legado que essa Legislatura deixará para os Caetiteenses.

A Comissão Especial de Reforma e Atualização da Lei Orgânica, formada com fundamento na Resolução n° 004 de 09 de agosto de 2021 é composta pelos Vereadores: Mário Rebouças de Almeida – Presidente; José Leonardo Fernandes Monteiro – Vice-Presidente, e Rodrigo Júnior Lima Gondim-Relator.

Saiba mais
Desde a sua promulgação em 1988 à Constituição Federal já foi atualizada, via Emendas Constitucionais, por 117 vezes.

A atual Lei Orgânica do Município de Caetité foi promulgada em 1990, ou seja, há mais de 3 (três) décadas, encontrando, portanto, defasada, com algumas omissões e pontos contraditórios com a Constituição Federal e com o Regimento Interno da Câmara Municipal, não atendendo mais os anseios da sociedade atual.

Ademais, o Supremo Tribunal Federal, através de súmulas vinculantes e Jurisprudência consolidada, firmou diversos entendimentos que impactam diretamente nos municípios, de modo que Caetité necessita adequar sua principal Lei a esses entendimentos.

A Lei Orgânica é a Constituição do Município, e a principal lei que norteia todas as demais legislações municipais.

Com a nova Lei Orgânica os cidadãos Caetiteenses terão seus direitos garantidos na legislação local.

0 Comentário

Ainda não há comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *